DUNES ~ o Mar, a Areia e as Gentes é um projeto de História Ambiental focado na relação entre as pessoas e as dunas costeiras. Cobrindo os últimos três séculos e usando uma abordagem transdisciplinar, a nossa equipa viajará através de fronteiras e séculos para descobrir quem foram os atores centrais que mudaram o curso da história das dunas.

 

Relevância

As dunas são ambientes protegidos, sendo prioridade máxima para os responsáveis pela gestão costeira, devido ao seu importante papel como defesas contra contra o avanço do mar. Mas não foi sempre assim.

Durante séculos, as dunas foram consideradas improdutivas e perigosas. A areia soprada pelo vento era levada para o interior, invadindo campos, assoreando rios e destruindo aldeias. No século XVIII, foi desenvolvida uma estratégia para lutar contra as dunas: fixá-las  com vegetação e árvores, com o duplo propósito de impedir a destruição de terras aráveis e de aumentar o seu valor económico, convertendo-as em áreas florestais. Diferentes governos, em diferentes países, apoiaram a imobilização das areias. A estratégia, desenvolvida na Europa, foi levada para outras partes do mundo. Essas intervenções  causaram mudanças profundas em vastas áreas costeiras, transformando paisagens áridas de dunas arenosas em verdes florestas.

 

 

Plano de trabalho

O nosso projeto explora as relações ser humano-ambiente em áreas costeiras de todo o mundo, desde o século XVIII até aos dias de hoje, através do estudo das dunas como paisagens híbridas. Com base em estudos de caso selecionados e abordagens comparativas, o projeto procura as origens, os motivos e os meios utilizados para a arborização das dunas; os impactos da criação de novas paisagens nas comunidades e ecossistemas locais; e a situação atual das dunas como defesas costeiras e ambientes reabilitados.

Assim, queremos identificar:

1) atores e percepções;

2) tecnologias, transferência de conhecimento e adaptações ambientais;

3) discursos dos estados e utilização de recursos públicos;

4) impactos sociais e ambientais numa perspectiva de longo prazo.

O objetivo final é produzir uma história global inovadora sobre as dunas costeiras, combinando conhecimento de Humanidades e Ciências Sociais e Ciências Físicas e da Vida.

 

Alcance

Apoiado por uma equipa interdisciplinar e baseado em estudos de caso e abordagens comparativas, este trabalho enfatiza as interações ser humano-natureza, situadas em diversos contextos geográficos e culturais, examinando os seus efeitos a nível local e global, quer nas sociedades, quer nas paisagens. Questões como percepções, propriedade, economias locais, conhecimento tradicional e técnico, exploração florestal, poder do estado, riscos e vulnerabilidades, mudanças climáticas, políticas de gestão costeira e restauração da natureza serão abordados.

O nosso objectivo é, através do projeto DUNES, desenvolver novos conhecimentos com impacto relevante nos domínios da História Ambiental e das áreas científicas que trabalham sobre sistemas costeiros. Fornecendo informações importantes para os gestores e autoridades com responsabilidades na gestão costeira. E contribuindo para a crescente consciencialização e participação do público nas decisões relativas ao futuro das praias, que depende das ações de hoje.

 

 

Este projeto recebeu financiamento do Conselho Europeu de Investigação (ERC) através do Programa de Investigação e Inovação da União Europeia Horizonte 2020.
(Acordo nº802918)